Salário Jovem Aprendiz 2019: Quanto Ganha um Menor Aprendiz?

Muitas pessoas ainda não sabem qual o valor do salário Jovem Aprendiz 2019. Pensando nisso, fizemos um post relacionado a esse principal benefício que os aprendizes tem direito. Continue nos acompanhando para conferir todas as informações sobre o salário Jovem Aprendiz 2019!

Salário Jovem Aprendiz 2019

Salário Jovem Aprendiz 2019

Conheça mais sobre o Jovem Aprendiz! 

Criado pelo Governo Federal, o programa Jovem Aprendiz é um projeto que tem como seu principal objetivo capacitar profissionalmente jovens e adolescentes em todo o país. 

Empresas espalhadas por todos os estados brasileiros abrem vagas para este programa, no intuito de capacitar esses jovens e também de alocar mais jovens para fazerem parte do quadro de funcionários, aumentando assim a capacidade produtiva da organização.

A seguir, mais informações sobre!


Qual o salário Jovem Aprendiz 2019?

Uma das informações mais procuradas por aqueles que desejam uma vaga neste programa, é sobre o salário Jovem Aprendiz 2019. Afinal, quem trabalha quer ter ao final do mês o seu salário. 

Saiba como fazer currículo para Jovem Aprendiz!

Geralmente o salário do Programa Jovem Aprendiz é de acordo com a carga horária do jovem realizado na empresa. Normalmente a empresa paga ao aprendiz R$ 3,58 por hora, ou em tese meio salário mínimo (R$ 468,50)

Para que os horários dos estudos não colidam com o horário da escola/colégio, as empresas estão cumprindo a regra das 6 horas de serviços, garantindo que o aluno venha participar das práticas técnicas e profissionais na empresa. Já, outras empresas realizam a prática de 4 horas por dia.

✓ Confira informações sobre vaga para as empresas:

Atenção! É de extrema importância que venha realizar um acompanhamento junto com a empresa, pois o valor varia.


Benefícios oferecidos ao Jovem Aprendiz 

Além do salário Jovem Aprendiz 2019, os aprendizes tem direito a uma série de benefícios. É claro que os mesmos irão adquirir diversas experiências e conhecimentos, os quais irão lhe ajudar a se manter ativo no mercado de trabalho. 

Os benefícios oferecidos pelo programa estão contidos na Lei de aprendizagem, e valem para empresas de grande e médio porte. 

A seguir, confira:

  • Salários concordantes ao mercado de trabalho;
  • Vale-Refeição;
  • Vale-Transporte;
  • Vale-alimentação;
  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • FGTS
  • Em casos da vaga ser em instituições privadas, há a ainda possibilidade do jovem ser efetivado na empresa após o termino do seu período como Aprendiz.

Carga horária do Jovem Aprendiz

Uma outra informação bastante procurada, é a carga horária em que o Jovem Aprendiz 2019 terá que trabalhar todos os dias!

Se o jovem estiver formado nos estudos básicos (Fundamental e Médio), trabalhará 8 horas por dia. Caso esteja estudando, exercerá o serviço por 6 horas diárias.

O ponto positivo é que de forma alguma, o trabalho venha impedir a desenvoltura nos estudos, porém a frequência escolar deva ser regular. No período disponível no Programa Jovem Aprendiz, o mesmo ganhará uma Bolsa Auxílio de acordo com o valor salarial estadual.


Inscrições programa Jovem Aprendiz 

Antes de você saber como funcionam as inscrições neste programa, é necessário que esteja ciente das regras para realizar este procedimento. Ou seja, os critérios de inscrição. Veja a seguir:

  • É voltado aos jovens que tenham entre 14 e 24 anos;
  • É necessário estar cursando ou já ter cursado o Ensino Médio, além de possuir boa frequência e aproveitamento (notas).
  • É preciso ter disponibilidade para cumprir uma jornada de trabalho de 6 horas diárias, entre prática e curso de formação;
  • O candidato não pode ter nenhuma experiência profissional.

Caso se encaixe nesses requisitos, procure por vagas abertas neste programa no site da empresa desejada ou nas plataformas de divulgação de vagas de emprego, como por exemplo: CIEE, vagas.com e IEL.