Jovem Aprendiz Poupatempo 2019: Inscrição, Vagas Menor Aprendiz, Empresas

O desemprego no Brasil está cada vez mais em evidência. Os números são assustadores, mas existem caminhos que podem driblar este fato. O Jovem Aprendiz Poupatempo 2019 é um bom exemplo. Principalmente para os jovens, as vagas de emprego parecem cada vez menores. Mas, por meio deste programa é possível começar a atuar em uma grande empresa. O Jovem Aprendiz Poupatempo 2019 é uma ótima oportunidade.

Jovem Aprendiz Poupatempo 2019

Jovem Aprendiz Poupatempo 2019

Conheça o Poupatempo

O Poupatempo é um programa público criado pelo governo do Estado de São Paulo. Existem postos fixos da instituição espalhados por toda a região. No local, ficam reunidos uma grande variedade de órgãos e empresas que prestam serviços de forma pública para a população.

✓ Veja como se inscrever nas oportunidades:

É possível fazer a emissão de documentos como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, CPF, e muito mais.

Além disso, os postos cuidam de assuntos que têm relação com o DETRAN. Faz a emissão de atestado de antecedentes criminais e entre tantos outros 400 serviços. A maioria das atividades oferecidas devem ser pagas.

É indicado que as pessoas acessem o site do Poupatempo, agendem o serviço que desejam realizar e verifiquem quais documentos são necessários.


Lei Jovem Aprendiz

A Lei da Aprendizagem número 0.097/2000 é um decreto que determina para as médias e grandes empresas a criação de uma cota no número de funcionários destinada a pessoas entre 14 e 24 anos.

Surge então o programa Jovem Aprendiz ou Menor Aprendiz. Por meio deste projeto muitos jovens conseguem uma oportunidade de emprego em empresas renomadas no país.

Para participar do Jovem Aprendiz é necessário:

  • Ter entre 14  24 anos de idade;
  • Estar matrículado e frequentar a escola.

No caso de pessoas com deficiência não existe um limite máximo de idade para contratação.

O jovem que atua como aprendiz realiza atividades na empresa contratante com tempo de 4 a 6 horas, sem prejudicar o seu horário de escola. Algumas empresas oferecem cursos de capacitação para o funcionário, normalmente de ensino técnico com duração de até 2 anos.


Jovem Aprendiz Poupatempo 2019

Aquele que busca por vagas de Jovem Aprendiz 2019 deve estar ciente de que a cota no quadro de funcionários para este público é de 5% á 15%. Isso quer dizer que as chances são disputadas. Quem faz a contratação dos aprendizes é a Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Este é um serviço terceirizado, o Poupatempo conta com a parceria do CIEE para selecionar aqueles que podem ser compatíveis com a empresa. As vagas são oferecidas pela Prodesp, a empresa que administra o programa.

As exigências para participar da seleção têm como base as regras gerais do programa, mas podem existir outras de acordo com o serviço que será prestado.

O Jovem Aprendiz Poupatempo 2019 realizará atividades de atendimento ao público, auxílio e esclarecimento de dúvidas da população, encaminhamento, distribuição de senhas, agendamento de serviços e etc. Sempre haverá um supervisor para orientar o aprendiz.


Inscrições Jovem Aprendiz Poupatempo 2019

Para realizar a etapa de inscrições Jovem Aprendiz Poupatempo 2019 o candidato deve buscar uma vaga do programa no site do CIEE. Ficam disponíveis oportunidades conforme necessidade de cada posto.

No tutorial a seguir você aprende como realizar o seu cadastro no site. Estar inscrito no portal do CIEE ajuda na possível contratação não só para o Poupatempo, mas para outras vagas no Jovem Aprendiz.

Passo 1: Acessar o site do CIEE;

Passo 2: Clique em ‘Estudante’;

Passo 3: Selecione a alternativa ‘Cadastro’ que fica no canto esquerdo da página;

Passo 4: Marque qual estado você mora e o seu perfil, neste caso é estudante. Clique em ‘Continuar’;

Passo 5: Insira os seus dados básicos. Começa o processo de cadastro no sistema.

Depois que estiver cadastrado, busque no banco de vagas por Jovem Aprendiz Poupatempo 2019 e inscreva-se, mostrando o seu interesse.

Para cadastrar o seu currículo será necessário preencher informações como na imagem a baixo. Na maioria dos casos o candidato deve fazer uma prova objetiva para ser selecionado.