Jovem Aprendiz Petrobras 2019: Inscrições Abertas, Vagas

Conseguir o primeiro emprego realmente não é fácil, mas quando surge alguma oportunidade o ideal é correr atrás para que ela não escape. Principalmente quando falamos de trabalhar em uma das principais empresas do país, conhecida internacionalmente. Ser um Jovem Aprendiz Petrobras 2019 é uma daquelas chances que não se pode deixar passar. Por isso, saiba tudo sobre o programa e como ser um Jovem Aprendiz Petrobras 2019.

Jovem Aprendiz Petrobras 2019

Jovem Aprendiz Petrobras 2019

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa que vai de acordo com a Lei da Aprendizagem número 0.097/2000, esta que determina uma cota destinado aos jovens de 5% á 15% no quadro de funcionários de empresas de médio e grande porte. Normalmente, para pessoas entre 14 e 24 anos.

Com essa iniciativa muitos jovens e adolescentes que encontram dificuldades em começar a trabalhar ganham oportunidades em vários setores.

✓ Veja como se inscrever nas oportunidades:

O horário da jornada de trabalho deve conciliar com os estudos, assim um não prejudica o outro. As empresas podem fazer as contratações de forma independente, com a solicitação de currículos entregues de maneira presencial ou via web, ou podem firmar parcerias com instituições que fazem esta ponte entre o jovem e o local de trabalho. Normalmente com estas instituições o aprendiz ganha bolsas de estudo em cursos profissionalizantes.

Além da oportunidade de ser inserido em uma grande organização, os candidatos ao Jovem Aprendiz recebem alguns benefícios. Os perfis para a contratação, que são determinados normalmente por pessoas de baixa renda e que consequentemente têm poucas oportunidades, são decididos pela empresa contratante.


Jovem Aprendiz Petrobras 2019

Seguindo a determinação na Lei de Aprendizagem, o Jovem Aprendiz 2019 oferece uma formação completa aos seus contratados. Ao todo, são 3 etapas:

  • Formação básica de quatro meses em instituições sociais conveniadas, com discussão de temas relacionados a identidade, cidadania e conhecimentos sobre a Petrobras;
  • Curso de qualificação profissional de nove meses no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);
  • Vivência de nove meses na Petrobras, com acompanhamento profissional.

O jovem é admitido com um contrato de 2 anos. Durante a vivência profissional, os aprendizes terão supervisão dos gestores locais das unidades da Petrobras. Isso quer dizer, que todos os serviços realizados pelo jovem aprendiz recebem apoio de outro profissional, assim ele aprende trabalhando.


Público alvo programa Aprendiz Petrobras

Quem faz a contratação dos aprendizes não é diretamente a Petrobras, este processo é feito de forma terceirizada. Cada estado participante conta com instituições que realizam este serviço, mas antes de saber como fazer a sua inscrição é importante verificar se faz parte do público alvo programa Aprendiz Petrobras 2019:

  • Estar em situação de vulnerabilidade social (a partir da renda familiar e do Cadastro Único do Governo Federal);
  • Ter entre 15 e 21 anos e 11 meses (para vagas das áreas administrativas);
  • Ter entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses (para vagas nas refinarias e em laboratórios de pesquisa);
  • Frequentar o sistema de ensino regular;
  • Residir no entorno das unidades da Petrobras.


Benefícios Jovem Aprendiz Petrobras 2019

Além de contar com uma experiência enriquecedora e turbinar o seu currículo inserindo a sua passagem pela empresa, existem mais benefícios Menor Aprendiz Petrobras 2019. Confira a lista:

  • Registro em Carteira de Trabalho;
  • Pagamento de um salário mínimo;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • FGTS;
  • Auxílio para alimentação e transporte.


Inscrições Jovem Aprendiz Petrobras 2019

Ficou interessado? É hora de saber como realizar as inscrições Jovem Aprendiz Petrobras 2019. Como já foi dito, os cadastros dos interessados não acontecem diretamente nas unidades da Petrobras, este processo é feito por outras instituições, quer dizer, de forma terceirizada.

Com isso, cada local realiza seu processo seletivo em uma data determinada, que depende do término da edição anterior do Programa. Somente após dois anos do início de cada edição é que as instituições e os comitês locais da Petrobras iniciam a seleção dos jovens, com novas inscrições.

Para verificar quais são os locais que realizam as inscrições no seu estado, veja o passo:

Passo 1: Acessar o site oficial da Petrobras;

Passo 2: Role a página para baixo, nas alternativas do item ‘Quem Somos’ clique em ‘Carreiras’;

Passo 3: Na parte esquerda da página, em ‘Carreiras’, selecione ‘Estágios’;

Passo 4: Mais uma vez, role até o fim da página e então, opte por ‘Jovem Aprendiz’;

Passo 5: No final das informações, fica disponível a opção de verificar instituições participantes. Verifique se o seu Estado é participante e clique em ‘Buscar’;

Passo 6: Os locais de cadastro para Jovem Aprendiz Petrobras 2019 ficam disponíveis.